domingo, 15 de agosto de 2010

"Gramaça, tens namorada? Esta dúvida persegue-me desde o 1º dia de aulas... (ok, não foi bem desde o 1º!)"

Inefável Anónima (ou assim o espero...) aqui está uma questão que também a mim me atribula as escassas horas de sono que consigo desfrutar nas sempre insones noites em que me revolto contra a prisão dos meus lençóis. Contudo, é absolutamente fundamental dissecar a fundo esta interpelação que nos caiu em mãos via Formspring.
Em primeiro lugar, o que é uma namorada? Esta é uma palavra utilizada de modo demasiado leviano hoje em dia, pois, na minha humilde opinião (que vale o que vale) o acto de namorar implica a existência de amor, um sentimento para lá da compreensão meramente racional do quotidiano. Implica uma união de duas almas numa só, uma sintonia perfeita em que os passos estão coordenados, em que as palavras são dispensadas, substituídas por olhares repletos de significado. Implica a pura revolta perante o mundo, confrontando-o de mãos dadas, enquanto tudo em nosso redor se desvanece, se reduz a uma insignificância incapaz de macular um lençol de branco linho onde escrevemos em conjunto os versos duma vida onde se perde a noção de onde um começa e o outro acaba. Implica sentir uma felicidade sublime na simplicidade de nos sentarmos nas areias duma praia deserta e desfrutarmos apenas da companhia um do outro. Isto é amor, isto é ter uma namorada.

Ora, em boa verdade, ao olhar em retrospectiva, eu nunca senti o acima descrito. Logo, nunca amei. E não tenho particular vergonha em admiti-lo. Obviamente que já vi as sombras da minha existência serem dissipadas por radiosos fachos de luz, que rompem a escuridão e me mergulham num delírio momentâneo - obviamente que já estive apaixonado. E para além disso, não nos esqueçamos que, enquanto seres humanos, temos determinadas necessidades fisiológicas, perfeitamente normais mas ocas de sentimento, às quais damos uma resposta momentânea e que posteriormente esquecemos, seguindo em frente com um ar desassombrado. Nada de mais.

Amantes, tenho duas. A Litrosa, que ocupa e ocupará sempre um recanto do meu espírito, no qual a acarinho de forma terna. E a Literatura, perene paixão que me comove, que nunca me abandonou e que acredito, do alto da minha presunção, me irá acompanhar até ao meu leito de morte.

Agora, cara anónima, não se deixe perseguir por dúvidas - se bem que seria péssimo se fosse antes perseguida por uma matilha de cães ou (ainda pior) de credores com ligações à Mafia. Afugente essas questões existenciais, e receba desde já uma resposta directa e sem rodeios : não, não tenho namorada. O interessante é que eu poderia ter dito logo isto, fazia um post com duas linhas e estava feito - o que sinceramente não tinha nem um quarto da piada.

Portanto, convido-a a continuar a visitar esta janela para o âmago da nossa Confraria, este último reduto de adoração pela Cerveja, simbolizada na sua mais divina forma - A Litrosa. E caso seja esta uma das suas paixões, deixo-lhe já aqui um conselho : una-se a esta mui nobre causa, que dá agora os primeiros passos na direcção dum futuro dourado e grande... E caso tenha a coragem (ou mesmo só a vontade) de se identificar, não se acanhe, pois é-lhe garantido um sigilo total. E já agora, até porque também tenho direito a algumas dúvidas existenciais (e acreditem que são mesmo muitas, mais do que o número com que seria saudável debater-me), fica a interrogação: se não foi desde o 1º dia de aulas, quando é que terá surgido essa questão? Note-se que para mim esta questão tem um interesse puramente académico, na medida em que poderei tentar recordar que figuras tristes fiz na altura.

Saudações Cervejeiras,
João Gramaça, Presidente da Mesa e Grão Mestre d'A Confraria da Cerveja

4 comentários:

  1. a tua resposta está qualquer coisa, Grammy! :)
    Gostei muito do que escreveste.

    ResponderEliminar
  2. Olá João!

    Também adorei a tua resposta à minha pergunta! Sim, fui eu que te escrevi a perguntar se tinhas namorada.

    Não vou dizer quem sou, mas sou tua colega da faculdade.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. eh pah, Confrade, temos pretendente secreto... e é fêmea! :O

    ResponderEliminar
  4. Sim!
    Beijinhos cheios de saudades Gra!

    ResponderEliminar

Bebe connosco, amigo ou confrade.